Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vídeos de gatos diminuem a ansiedade

Novo estudo aponta que os clipes com felinos, populares na rede, podem ser usados como terapia de baixo custo no futuro

Uma pesquisa publicada nesta semana na revista Computers in human behavior mostrou que assistir vídeos de gatos na internet deixa as pessoas menos ansiosas e também aumenta as emoções positivas, reduzindo o negativismo.

Pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, entrevistaram 7 000 pessoas para entender os efeitos que essas gravações têm no humor individual. De acordo com o estudo, os voluntários ficavam mais felizes e positivos após assistirem aos clipes de felinos.

Leia também:

Oito alimentos perigosos para gatos

Seu gato sofre com convulsões? A razão pode ser a ‘síndrome de Tom e Jerry’

Seu gato está estressado? O remédio é música clássica

Além disso, os entrevistados mostraram-se menos ansiosos, tristes ou irritados após a visualização dos clipes. Mesmo assistindo durante o horário de trabalho, os participantes do estudo disseram que o prazer é tão grande que faz com que eles relevem qualquer resquício de culpa associada à procrastinação.

Para a professora de jornalismo Jessica Gall Myrick, autora do estudo, “as pessoas podem achar que vídeos de gatos não são um assunto sério o bastante para ser alvo de pesquisa, mas o tema é um dos mais populares na internet. Se quisermos entender o efeito da web nas pessoas, pesquisadores não podem ignorar esses fenômenos”.

Só em 2014, mais de 2 milhões de vídeos de gatos foram publicados no YouTube, atingindo 26 bilhões de visualizações.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League