Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Twitter passa a oferecer timeline que destaca tuítes mais importantes

O usuário terá a opção de ativar uma linha do tempo que mostre primeiros as mensagens 'mais importantes' para cada perfil

O Twitter anunciou nesta quarta-feira uma nova opção de timeline que poderá ser ativada por todos os usuários nas próximas semanas. Neste outro formato, de acordo com o comunicado divulgado no blog oficial da empresa, os primeiros tuítes que aparecerem na linha do tempo serão provavelmente os “mais importantes” e os de maior interesse de acordo com o perfil de cada pessoa cadastrada na rede social.

A classificação dos tuítes é baseada nas contas, páginas e perfis em que os internautas mais acessam e interagem. Um algoritmo desenvolvido pela companhia faz todo o processo de escolha das mensagens prioritárias da timeline. No entanto, a forma habitual da linha do tempo, que mostra os tuítes em tempo real na ordem cronológica inversa (do mais recente para o mais velho), ainda estará presente logo abaixo das mensagens “mais importantes”. A empresa garante que o recurso poderá ser ativado em breve nas configurações.

Por enquanto a novidade foi usada apenas como teste, mas o Twitter afirma que a mudança será um combustível para os usuários utilizarem mais a rede social: “Nós já percebemos que, com este novo recurso, as pessoas tendem a tuítar e retuítar mais, gerando mais conversas e comentários em tempo real, o que é bom para todos”, disse a empresa em seu blog oficial.

Concorrência – É cada vez mais clara a tentativa de concorrer com o Facebook, que já utiliza algoritmos para sugerir páginas próximas ao gosto do usuário, elencar postagens prioritárias de acordo com os perfis e amigos favoritos dos internautas e até recuperar momentos considerados “mais importantes”, com o recurso “Lembranças”, que funciona como um captador de efemérides pessoais dos usuários.

Leia também:

Snoop Dogg quer ser o novo CEO do Twitter

No Twitter, mensagens diretas poderão ter mais de 140 caracteres

(Da redação)

Member of The Internet Defense League