Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Samsung apresenta rede social e outros projetos conceituais na SXSW 2016

A companhia sul-coreana revelou outros experimentos tecnológicos no festival cultural de Austin como um aplicativo de produção musical e um fone de ouvido que promete aumentar a experiência de realidade virtual

Waffle, a rede social experimental da Samsung Waffle, a rede social experimental da Samsung

Waffle, a rede social experimental da Samsung (/)

A Samsung apresentou nesta segunda-feira durante o festival South by Southwest (SXSW), em Austin, nos Estados Unidos, os seus mais novos projetos conceituais do C-Lab – programa de inovação promovido pela empresa sul-coreana para viabilizar iniciativas experimentais desenvolvidas por seus funcionários. A grande novidade foi a criação de uma rede social chamada Waffle, que funciona de forma diferente das habituais contas do Facebook e Twitter.

Em vez da interação por posts e notícias, a rede social da Samsung aposta em uma espécie de criação colaborativa mediante a uma sequência de fotos e desenhos, que juntos compõem uma história ou um tema. As imagens publicadas pelos usuários ocupam a tela em pequenos quadrados, como um mosaico, dando a sensação do formato de um Waffle – daí o nome do projeto, que já tem uma versão beta disponível para dispositivos Android.

Outras duas tecnologias foram apresentadas pela Samsung. O Hum On! ganhou destaque no festival por ser capaz de transformar qualquer melodia emitida por voz em notas musicais, o que permite compor músicas sem, necessariamente, entender de acordes e partituras. A partir da melodia traduzida, o usuário consegue criar arranjos de diversos estilos musicais para encorpar a canção.

A Samsung revelou também um fone ouvido chamado Entrim 4D, que amplia a experiência de realidade virtual quando acoplados ao óculos Gear VR. O item vem com a tecnologia Estimulação Vestibular Galvânica (GVS, na sigla em inglês), que, por meio de eletrodos instalados dentro do forro dos fones, enviam sinais elétricos a nervos específicos dos ouvidos, imprimindo uma sensação de movimento às imagens virtuais produzidas pelo Gear VR.

Nenhum dos projetos tem previsão de lançamento. Por enquanto, foram apenas lançados como teste para o público presente nesta edição do SXSW, evento que reúne música, cinema e alguns estandes de empresas de tecnologia.

http://www.youtube.com/embed/2U8c-7CnYrE
1 – Waffle

Rede social colaborativa que cria uma espécie de mosaico temático no formato de pequenos quadrados a partir de imagens e desenhos postados pelos usuários

http://www.youtube.com/embed/wj1r9YJ6INA
2 – Hum On!

Aplicativo de produção musical capaz de transformar melodias emitidas pela voz em notas e arranjos musicais

http://www.youtube.com/embed/yZ_G_zbObWU
3 – Entrim 4D

Headphone que funciona junto com o óculos de realidade virtual da Samsung, o Gear VR. O produto aumenta a imersão de realidade virtual ao imprimir uma sensação de movimento às imagens virtuais

(Da redação)

Member of The Internet Defense League