Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Qual raça de cachorro mais se parece com você? A Microsoft responde

O site what-dog.net, projeto experimental da empresa, analisa uma foto aleatória do rosto de uma pessoa e identifica o cão compatível por meio de um algoritmo

A Microsoft lançou recentemente um site específico para os internautas que procuram saber com qual raça de cachorro mais se parecem. Pode não ser um primor em termos de utilidade, mas a curiosa iniciativa da empresa pode ser uma divertida experiência a ser compartilhada com amigos e parentes. Trata-se do what-dog.net, que tenta identificar, por meio de um algoritmo, uma raça de cachorro compatível com o rosto da pessoa.

Qualquer imagem pode ser baixada do próprio arquivo do computador ou smartphone e também há a possibilidade de procurar uma foto pelo buscador Bing. Ao colocar a imagem, aparecem na tela uma pequena descrição da raça do cachorro e, ao lado, uma foto do animal.

O site americano Engadget realizou diversos testes com a plataforma e revelou que não há uma real consistência do algoritmo em analisar o rosto das pessoas e comparar com os cachorros. Três fotos diferentes de uma mesma pessoa foram testadas no site, mas todas mostraram um resultado diferente. Algumas outras brincadeiras podem ser feitas com personalidades famosas. O candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, por exemplo, parece com um pastor alemão, de acordo com a Microsoft.

O projeto faz parte do Microsoft Garage, programa da companhia para desenvolver ideias experimentais dos próprios funcionários. No ano passado, uma plataforma parecida foi desenvolvida, mas desta vez para adivinhar a idade das pessoas por meio das fotos. O what-dog.net, além de ter o site próprio, é integrado ao aplicativo Fetch (disponível para dispositivos IOS), outro projeto do Microsoft Garage que promete identificar a raça de um cachorro apenas com uma foto do animal.

Leia também:

Lucro da Amazon no 4º trimestre frustra mercados, e ações despencam

Por que a Apple está vendendo menos iPhones do que previa? Porque ele é muito caro

(Da redação)

Member of The Internet Defense League