Clique e assine com 88% de desconto

Nova plataforma do Google incentiva o uso de energia solar

Chamado Project Sunroof, o programa faz um mapeamento detalhado da incidência da luz do Sol de cada região, com o auxílio do Google Maps e do Google Earth

Por Da Redação - 18 ago 2015, 17h17

O Google anunciou nesta segunda-feira (17) o Project Sunroof, plataforma que pretende auxiliar quem quiser aderir à energia solar em suas casas. Disponível em três cidades dos Estados Unidos (São Francisco, Boston e Fresno), o programa faz um mapeamento detalhado do potencial de incidência da luz do Sol de cada região, com o auxílio do Google Maps e do Google Earth.

No mapa, é possível localizar os endereços e saber se eles são propícios à instalação dos painéis solares. Os tetos das residências são avaliados de acordo com os seguintes critérios: a incidência solar ao longo de um ano, a presença de sombras ao redor e também o histórico climático do lugar.

LEIA TAMBÉM:

Geração própria de energia ainda depende de ‘boa vontade’ do governo

Continua após a publicidade

Energia solar se beneficia de alta do preço da energia elétrica

Um vídeo publicado no blog da empresa explica que a ideia surgiu a partir das grandes quantidades de buscas sobre o uso da energia solar que são feitas no Google. A empresa resolveu, então, reunir todas as informações em uma única plataforma. O Project Sunroof disponibiliza ainda o valor do investimento, considerando a área total do teto da casa, e calcula o dinheiro economizado em um ano se a energia elétrica fosse substituída pela energia solar. Se houver interesse de prosseguir com a ideia, o usuário consegue verificar os fornecedores locais para a instalação dos painéis solares.

A nova plataforma do Google ainda está em fase de testes, mas a meta é que seja expandida inicialmente para outras cidades dos Estados Unidos e, em seguida, outros países.

(Da redação)

Publicidade