Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nova plataforma do Google incentiva o uso de energia solar

Chamado Project Sunroof, o programa faz um mapeamento detalhado da incidência da luz do Sol de cada região, com o auxílio do Google Maps e do Google Earth

O Google anunciou nesta segunda-feira (17) o Project Sunroof, plataforma que pretende auxiliar quem quiser aderir à energia solar em suas casas. Disponível em três cidades dos Estados Unidos (São Francisco, Boston e Fresno), o programa faz um mapeamento detalhado do potencial de incidência da luz do Sol de cada região, com o auxílio do Google Maps e do Google Earth.

No mapa, é possível localizar os endereços e saber se eles são propícios à instalação dos painéis solares. Os tetos das residências são avaliados de acordo com os seguintes critérios: a incidência solar ao longo de um ano, a presença de sombras ao redor e também o histórico climático do lugar.

LEIA TAMBÉM:

Geração própria de energia ainda depende de ‘boa vontade’ do governo

Energia solar se beneficia de alta do preço da energia elétrica

Um vídeo publicado no blog da empresa explica que a ideia surgiu a partir das grandes quantidades de buscas sobre o uso da energia solar que são feitas no Google. A empresa resolveu, então, reunir todas as informações em uma única plataforma. O Project Sunroof disponibiliza ainda o valor do investimento, considerando a área total do teto da casa, e calcula o dinheiro economizado em um ano se a energia elétrica fosse substituída pela energia solar. Se houver interesse de prosseguir com a ideia, o usuário consegue verificar os fornecedores locais para a instalação dos painéis solares.

A nova plataforma do Google ainda está em fase de testes, mas a meta é que seja expandida inicialmente para outras cidades dos Estados Unidos e, em seguida, outros países.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League