Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Facebook libera emojis como nova opção ao ‘curtir’

Todos os usuários da rede social receberão a atualização a partir desta quarta-feira

O Facebook anunciou nesta quarta-feira o lançamento do Reactions, a extensão do botão “curtir” com outras cinco opções em formato de emoji. A partir de hoje, o feed de notícias de todos os usuários da rede social começará a ser atualizado e, enfim, as novas alternativas “Love” (amei), “Haha” (engraçado), “Wow” (surpreso), “Sad” (triste) e “Grr” (com raiva) poderão ser utilizados para interagir com postagens na plataforma

O emoji “Yay” (feliz), divulgado anteriormente pela empresa como uma das opções, foi removido. As novas formas de expressão são acionadas ao segurar o botão “curtir”. Feito isso, um menu aparecerá com os cinco emojis.

Em outubro do ano passado, o fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg havia anunciado a criação do Reactions, o que espantou os boatos do lançamento de um suposto botão “não curtir”. De acordo com ele, os emojis são eficientes, pois mostram empatia em diferentes tipos de publicações, sejam elas tristes ou engraçadas. A demanda dos usuários por outras alternativas ao “curtir” já era antiga. Zuckerberg resolveu atendê-la por considerar o “curtir” muito restrito em situações de constrangimento como notícias de morte ou uma tragédia.

Segundo o comunicado oficial da empresa, após a criação dos emojis, o recurso foi testado por meses em alguns países. O Facebook afirma que as novas cinco opções foram resultado de um processo de análise do comportamento dos usuários: “Realizamos um estudo internacional, incluindo grupos focais e pesquisas para determinar que tipos de reações as pessoas gostariam mais de usar. Também investigamos como as pessoas comentavam em postagens e usavam as figurinhas e emojis como sinal para diferentes tipos de reações. Foi assim que determinamos quais opções oferecer”.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League