Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Conheça Aquila, drone do Facebook que levará internet a lugares remotos

Com 40 metros de comprimento, a máquina tem receptores solares e poderá voar por até três meses ininterruptos

Ontem, dia 30, o Facebook anunciou em sua página oficial que está pronta mais uma etapa do Internet.org, cujo objetivo é garantir conectividade à rede social em todas as partes do mundo (mas que tem motivações duvidosas, como mostrado nesta reporagem de VEJA). O projeto apresentou o Aquila, drone movido a energia solar e que tem capacidade de fornecer acesso à web por onde passa. Com 40 metros de comprimento de uma asa a outra (do tamanho de um Boeing 737), e feito de fibras de carbono, ele é mais leve do que um carro e será usado como estrutura para acessar a rede.

Mark Zuckerberg, fundador e CEO da empresa, postou em seu perfil um vídeo explicando a iniciativa. “Este esforço é importante. Hoje, 10% da população do mundo não tem a infraestrutura necessária para acessar a internet. Para torná-la acessível, precisamos construir tecnologias completamente novas”, comentou Zuckerberg.

Leia também:

MIT apresenta as empresas mais inovadoras do ano

Facebook: brasileiros são os que mais compartilham senhas

Com receptores solares nas asas, o drone não tripulado poderá voar por três meses consecutivos a uma altitude de 27 quilômetros durante o dia e de 18 quilômetros à noite, para economizar bateria. As altitudes são baixas e não interferem em rotas de aviões comerciais.

O drone começará a ser testado neste ano nos Estados Unidos.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League