Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Conforto, a arma do novo MacBook, da Apple

Notebook com tela de 12" é mais fino do que Air de 11". Destaques: teclado, que sofreu reengenharia, recursos do trackpad e porta única para troca de dados

A Apple apresentou nesta segunda-feira, em evento em San Francisco, na Califórnia, seu novo modelo de MacBook, com tela de 12 polegadas. O aparelho é 24% mais fino do que o MacBook Air de 11 polegadas: 17,3 ante 13,1 milímetros. Ele será apresentado em três cores – prata, cinza e dourado – e chegará às lojas no dia 10 de abril.

O notebook com processador de 1,2 GHz dual core, 8 GB de memória e HD de 512 GB sairá por 1.599 dólares. Já o modelo com velocidade de 1,1 HGz e 256 GB de HD custará 1.299.

A Apple destacou o trabalho de reengenharia do teclado do MacBook, que culminou com um mecanismo chamado borboleta, mais sofisticado do que o usado antes. Segundo a marca, ele dá mais estabilidade às teclas, que já gozam de boa reputação entre os usuários. O tamanho das teclas aumentou 17%, aumentando a precisão do trabalho de digitação. A exemplo do que já ocorre nos modelos do MacBook Air e Pro, as teclas são iluminadas, o que possibilita o uso da máquina em locais escuros.

O MacBook também uso a tecnologia Force Touch no trackpad, que permite que o computador detecte a pressão que o usuário aplica à area. O recurso abre novas possibilidades de gerenciamento da máquina e de programas. Por exemplo, o usuário pode acelerar a reprodução de um vídeo presionando mais o trackpad.

Outra novidade do equipamento é a adoção da porta USB-C, que substitui todas as demais entradas/saídas eletrônicas do notebook da Apple. A conexão toma o lugar da antiga USB e também de entradas HDMI e VGA, por exemplo.

A autonomia da bateria dos MacBooks é de 9 horas, segundo a Apple, quando o usuário passa o dia navegando pela internet. A reprodução de vídeos no player da marca permite uma autonomia de 10 horas.

A Apple também anunciou o lançamento do novo MacBook Pro de 13 polegadas com tela Retina e trackpad com recurso Force Touch. Eles começam a ser vendidos nesta segunda-feira.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League