Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Confira o skate flutuante da Lexus em ação

Durante o lançamento oficial, nesta quarta-feira (5), a empresa japonesa divulgou um vídeo do Slide em funcionamento. Apesar de deslizar até sobre a água, o produto não será vendido

A Lexus lançou oficialmente nesta quarta-feira (5) o Slide, um skate flutuante desenvolvido pela empresa japonesa. Em comunicado, deu detalhes do projeto, que não será comercial, apenas experimental, e divulgou um vídeo com imagens do skatista profissional Ross McGouran deslizando sobre pistas especialmente construídas em Barcelona, na Espanha. O filme mostra as manobras de que a prancha flutuante é capaz, com velocidade suficiente para passar sobre um carro e sobre um espelho d´água.

De acordo com a empresa, o skate, que lembra o usado pelo personagem de Marty McFly no filme De Volta para o Futuro II em uma das cenas mais famosas do longa, integra uma série de vídeos da empresa que trazem projetos inovadores e criativos da marca. Permanecerá, porém, apenas como um protótipo.

Leia também:

De Volta para o Futuro: as engenhocas do filme que viraram realidade

Conheça Aquila, drone do Facebook que levará internet a lugares remotos

Levitação magnética – O Slide levou 18 meses para ser desenvolvido e construído com a ajuda de um grupo de cientistas alemães. Eles usaram a tecnologia de levitação magnética para construir o movimento flutuante do skate. Ele flutua próximo ao chão graças à interação de imãs posicionados entre o solo e a prancha e pela ação de materiais supercondutores de nitrogênio líquido mantidos a 197 graus Celsius negativos. Cada carga do nitrogênio dura 20 minutos e evapora aos poucos (por isso o skate solta fumaça ao deslizar).

Os testes foram realizados sob um solo especial, montado pela Lexus com aproximadamente 200 metros de trilhos magnéticos. Na postagem feita no site da empresa, McGouran, que realizou os testes, comenta que foi difícil manter o equilíbrio em cima do skate já que não há a usual fricção. “Eu ando de skate há vinte anos, mas sem atrito parece que tive que aprender uma nova habilidade”, disse o atleta.

Assista abaixo o vídeo de lançamento do Slide:

(Da redação)

Member of The Internet Defense League