Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Confira as principais novidades da CES 2016

A nova edição da feira de tecnologia Consumer Eletronics Show, em Las Vegas, nos EUA, apresenta produtos que vão desde carros futuristas a teste de gravidez via bluetooth

Começa nesta quarta-feira em Las Vegas, nos Estados Unidos, uma das principais feiras tecnológicas do mundo, a Consumer Eletronics Show (CES) 2016, que promete revelar as principais novidades e tendências do mercado da tecnologia ao longo do ano. Apesar de os smartphones serem os mais populares entre os gadgets, a edição deste ano da CES tem foco em outras áreas como os novos sistemas de entretenimento e de navegação para os carros e até equipamentos tecnológicos ligados à beleza.

A primeira novidade – já esperada para os primeiros dias do evento – foi a apresentação do conceito futurista do carro elétrico da Faraday Future, montadora americana que pretende bater de frente com a Tesla no mercado de desenvolvimento de veículos elétricos. A alemã BMW também marcou presença na feira e revelou um sistema de navegação chamado Air Touch, que permite ao usuário controlar funções do carro como o volume do rádio e o computador de bordo apenas com gestos.

Dentre as inovações mais inusitadas que merecem destaque está a investida nos chamados ‘wearebles flexíveis’ (que se adaptam a várias partes do corpo) da empresa de cosméticos L’Oreal. A marca francesa divulgou o My UV Patch, uma espécie de adesivo conectado a um aplicativo em um smartphone, que pode ser colocado em qualquer parte do corpo para medir o nível de exposição solar, ajudando o usuário a evitar os riscos de um câncer de pele.

Leia também:

Primeiro computador da Apple vendido por Jobs vai a leilão

Apps ajudam usuários a fazer o ‘selfie’ perfeito

Outros gadgets – As televisões de alta definição também têm destaque na CES 2016. A LG é a principal expositora deste ano e já apresentou três TVs diferentes: uma com resolução 8K de incríveis 98 polegadas, outra com apenas três milímetros de espessura e também um protótipo de TV “dobrável”. A Sony foi além e desenvolveu um serviço próprio de streaming de filmes e séries para televisões 4K – até agora esse tipo de resolução ainda não comporta tantos conteúdos, por isso é uma grande novidade para o mercado das TVs.

As câmeras fotográficas também voltaram à tona com alguns modelos antigos sendo renovados para o mercado como a Polaroid e a Kodak, que mostraram novas linhas de produtos. No entanto, a Nikon parece estar disposta a desbancar a concorrente Go Pro nas câmeras portáteis com a Key Mission 360, máquina fotográfica capaz de tirar fotos e filmar em 360 graus com resolução 4K.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League