Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sobe para 739 o número de casos de microcefalia

A principal suspeita é de que os casos tenham relação com o vírus zika. De acordo com o Ministério da Saúde, há registros em 160 cidades de nove estados do país, mas a maior parte está em Pernambuco

Nesta terça-feira, o Ministério da Saúde informou que já foram notificados 739 casos de microcefalia em 160 cidades de nove Estados do país. O maior número de ocorrências (487) está concentrado em Pernambuco. Os demais Estados com registros são: Paraíba (96), Sergipe (54), Rio Grande do Norte (47), Piauí (27), Alagoas (10), Ceará (9), Bahia (8) e Goiás (1). Na divulgação do último boletim, no dia 16 de novembro, eram 399 casos, em sete Estados.

Embora o Ministério ainda esteja investigando as causas do aumento de casos, a principal hipótese continua sendo a contaminação da mãe pelo zika vírus. Transmitido pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que provoca a dengue e o chikungunya, o vírus causa febre, coceiras e manchas vermelhas pelo corpo. A doença chegou ao Brasil neste ano e atingiu principalmente Estados do Nordeste.

Leia também:

Governo vê ‘relação provável’ entre microcefalia e zika

Ministério da Saúde declara emergência por casos de microcefalia

“Estamos com o problema potencializado. Além da dengue, temos o zika vírus, que aparentemente causa a microcefalia. É um problema de dimensões muito grandes que temos que enfrentar”, disse Marcelo Castro, Ministro da Saúde. Até agora não há tratamento disponível para a fase aguda da infecção por zika. Por isso, a orientação do Ministério é que grávidas ou mulheres que querem engravidar tenham “cuidado redobrado” para evitar a infecção.

Se a relação da doença com a gravidez for confirmada, o ministério irá trabalhar ainda mais na prevenção e no combate ao mosquito transmissor.

Dengue e chikunguya – O boletim também trouxe os número atualizados de dengue e chikungunya. Até a 45ª semana do ano, foram 1.534.932 casos de dengue, 7% a mais que em 2013, e 6.724 casos confirmados de chikunguya.

Microcefalia – A microcefalia é uma anomalia no crânio que prejudica o desenvolvimento do cérebro dos recém-nascidos. A doença leva à deficiência motora, mental e, em alguns casos, à morte prematura.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League