Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Por que casar engorda

Um novo estudo mostrou que quando um dos parceiros engorda o outro corre um risco duas vezes maior de ganhar peso

A obesidade é um problema “contagioso” para casais. Quando um dos dois engorda, o outro corre um risco duas vezes maior de se tornar obeso. Foi o que confirmou um estudo publicado recentemente no periódico cientifico American Journal of Epidemiology.

Os pesquisadores acompanharam 4 000 casais ao longo de 25 anos. Durante esse período foram realizadas cinco avaliações em momentos diferentes das uniões. Na primeira, realizada no início dos casamentos, constatou-se que apenas 23% dos homens e 25% das mulheres eram obesos. Na última, homens que não eram obesos, mas cujas esposas ficaram obesas ao longo do estudo, tinham um risco 78% maior de também se tornar obesos.

Já no caso das mulheres, o risco de obesidade associado ao ganho de peso do parceiro era 89% maior. A explicação para as mulheres engordarem mais pode estar no ritmo do metabolismo feminino, que costuma ser mais lento.

Leia também:

Irmãos mais velhos têm maior risco de obesidade

Nova dieta para obesos chega ao Brasil

O lado positivo é que o contrário também pode funcionar: se um dos dois faz uma dieta e emagrece, há grande possibilidade de o companheiro seguir o bom exemplo.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League