Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

OMS quer classificar filmes e séries com fumantes como “para adultos”

Para a organização, cenas de fumo no cinema deixam crianças e adolescentes mais propensos ao tabagismo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) quer que todos os países-membros classifiquem filmes e séries que incluírem cenas com pessoas fumando como “para adultos”. Segundo a organização, a presença de fumantes nestas produções influencia a decisão de crianças e adolescentes sobre o tabagismo. Portanto, ao reduzir sua exposição visual à presença de fumantes seria possível retardar o início desse vício, assim como as doenças a ele associadas.

De acordo com a OMS, 44% de todos os filmes produzidos por Hollywood em 2014 e 36% daqueles classificados como “para todos os públicos” tinham cenas com fumantes. Dados do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, mostram que 6 milhões de adolescentes começaram a fumar em 2014 depois de terem sido expostos a cenas onde aparecem fumantes e, desses, 2 milhões poderão morrer de doenças relacionadas com o consumo de tabaco.

Leia também:

Cenas de fumo no cinema influenciam jovens independentemente da classificação do filme

Disney bane cigarro de filmes para crianças

“Por um tempo nós vimos uma redução na incidência de tabaco em filmes e outras produções de entretenimento. Mas, com base no que nós monitoramos, houve uma mudança nessa tendência em 2013-2014, com o aumento do número de filmes com pessoas fumando. A indústria do tabaco tem procurado alternativas para promover seus produtos e os filmes são a última fronteira para estas empresas”, disse Armando Peruga, gerente do programa sem-tabaco (tradução livre do inglês tobacco-free) da OMS.

O relatório apresentado no domingo também pede o fim da exibição de marcas de tabaco em filmes, a apresentação de fortes anúncios antitabagismo antes de filmes que contenham imagens de tabaco em cinemas, na televisão e na internet e a apresentação de uma certificação durante os créditos do filme de que os produtores não receberam nada para exibir produtos de tabaco naquele filme.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League