Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

OMS aprova teste de detecção rápida do ebola

O novo exame fica pronto em apenas 15 minutos e tem precisão de 92%

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira a aprovação de um teste que permite detectar o ebola em 15 minutos. A nova ferramenta é uma forma rápida e eficaz de diagnosticar a doença nos países afetados pela epidemia.

Fabricado pela companhia americana Corgenix Medical Corp, o método tem precisão de 92%. “Como o resultado não é totalmente seguro, ele deve ser seguido de um exame de sangue habitual, que demora entre 12 horas e 24 horas para ficar pronto”, afirmou Tarik Jasarevic, porta-voz da OMS.

O novo teste é feito com apenas uma gota de sangue depositada em uma tira de papel. Sua rapidez e praticidade podem ser úteis para os médicos durante o período de quarentena dos pacientes.

Leia também:

Ebola: como o vírus ‘burro’ se tornou uma epidemia

Testes com vacina contra ebola começam na Libéria

Robyn Meurant, do departamento de remédios essenciais e produtos de saúde da OMS, afirmou que um falso negativo ou positivo podem ter enormes implicações, principalmente no caso de doenças epidêmicas como o ebola. Entretanto, como este é um teste rápido que pode ser confirmado por um mais preciso, a imprecisão não seria um problema.

Disponibilidade – A nova ferramenta deve estar disponível para ser utilizada em pacientes em até duas semanas, após a farmacêutica definir seu custo e terminar os procedimentos administrativos da agência reguladora americana de medicamentos e alimentos (FDA, na sigla em inglês).

Outros cinco testes rápidos estão sendo analisados pela OMS, mas sem previsão de aprovação. Até 15 de fevereiro, cerca de 10.000 pessoas morreram e mais de 23.000 foram infectadas com o vírus do ebola, em sua maioria na Guiné, Serra Leoa e Libéria, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

(Com AFP)

Member of The Internet Defense League