Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O uso de talheres sóbrios e pesados torna as refeições mais prazerosas

Estudo conduzido com clientes de um restaurante de Edimburgo, na Escócia, mostrou que o uso desse tipo de talher aumenta a percepção do consumidor em relação à comida

Usar talheres mais pesados intensifica o prazer de uma refeição. É o que diz um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Oxford, na Grã-Bretanha, publicado recentemente no periódico Flavour.

A pesquisa foi conduzida com 130 clientes do restaurante de um hotel em Edimburgo, na Escócia. Cada participante recebeu exatamente o mesmo tipo de refeição: truta, purê de batatas, alcaparras, espinafre e manteiga. A diferença é que metade dos clientes recebeu talheres três vezes mais pesados (e mais formais) do que os demais.

Os resultados mostraram que aqueles que consumiram os alimentos usando garfos e facas mais pesados acharam sua refeição mais agradável, em comparação com os participantes que usaram os talheres mais leves e simples. Eles também afirmaram que estariam dispostos a pagar 15% a mais pelo prato, se comparado ao outro grupo.

Leia também:

Olhar para fotos de comida no Instagram prejudica o apetite

Refeições em família ajudam crianças a experimentarem novos tipos de comida

Charles Michel, pesquisador de Oxford e principal autor do estudo, explicou o fenômeno: “O peso e a formalidade dos talheres favorece uma espécie de cerimônia ao redor da refeição. Isso faz com que a percepção do consumidor aumente em relação à comida”, disse à revista Wired.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League