Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Música reduz a dor e a ansiedade em pacientes que passam por cirurgias

Ouvir música antes, durante e depois de uma cirurgia pode reduzir a dor, inclusive sob o efeito de anestesia geral.

Pacientes que ouvem música antes, durante e depois da cirurgia ficam menos ansiosos, sentem menos dor e precisam de menos analgésicos. É o que diz um estudo publicado recentemente no periódico científico The Lancet.

O trabalho foi realizado por pesquisadores da Universidade Queen Mary, na Inglaterra, e envolveu 7.000 pacientes. Os especialistas compararam o efeito da música nos pacientes com outras medidas, como momentos de descanço e fones de ouvido sem música. A música arrefece a dor por competir com os estímulos dolorosos.

Leia também:

Música pode ajudar a reduzir a dor de crianças

Música ajuda a melhorar saúde cardíaca

“Esperamos que esse estudo sirva para destacar o impacto positivo que a música pode ter em uma situação tão dramática. Ela é uma opção segura, barata e não invasiva que deveria estar disponível para todos que passam por uma cirurgia”, disse Catherine Meads, principal autora do estudo, à Reuters.

Para Jenny Hole, coautora do estudo, os pacientes devem poder escolher o tipo de música que querem ouvir, mas sua administração deve ser adaptada às necessidades médicas e da equipe, já que a música não deve interferir na comunicação da equipe cirúrgica.

Que a música tem o poder de acalmar, relaxar e estimular sensações de prazer, isso sempre se soube. Mas só na última década seus benefícios para a saúde começaram a ser estudados e medidos.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League