Clique e assine com 88% de desconto

Morre o médico Alfredo Halpern, criador da dieta dos pontos

Endocrinologista tinha 74 anos e lutava contra um câncer. Halpern foi professor da USP e um dos fundadores de grupo destinado ao estudo da obesidade

Por Da Redação - 25 nov 2015, 09h44

Morreu nesta quarta-feira, aos 74 anos, o endocrinologista Alfredo Halpern, professor livre docente da Universidade de São Paulo (USP) e conhecido por ter criado a dieta dos pontos. Ele lutava contra um câncer no pâncreas com metástase no fígado.

Ao longo de sua carreira, Halpern se tornou um nome de referência no tratamento contra a obesidade, sempre se posicionando contra dietas muito restritivas para emagrecer. Foi um dos fundadores da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), em 1966, e criou uma disciplina sobre obesidade na pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Arquivo: Alfredo Halpern: o Dr. Regime lança livro e faz sucesso na TV

Entre os seus livros mais conhecidos está A Dieta dos Pontos, publicado pelo selo Saúde!, da Editora Abril. Nele, ele explica o sistema de emagrecimento que substitui calorias por pontos, permitindo ao paciente comer todos os tipos de alimentos, mesmo estando de dieta.

Continua após a publicidade

Halpern nasceu no dia 29 de agosto de 1941 em São Paulo e graduou-se em 1966 FMUSP. Lá, tornou-se professor, orientador de pós-graduação e atuou do Departamento de Clínica Médica do Hospital das Clínicas. O médico deixa a mulher, Cintia Cercato, e cinco filhos filhos: Rogério, Renata, Karina, Bruno, Mariana. O médico era tratado pelo oncologista Fernando Maluf, chefe do departamento de oncologia do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes, da Beneficência Portuguesa, em São Paulo.

Publicidade