Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Menina de apenas um ano segue a dieta paleolítica

Grace é australiana e tem 13 meses. Baseada na alimentação dos homens pré-históricos, a dieta é criticada devido aos riscos associados ao consumo excessivo de proteínas e à ausência de grãos

Grace, um bebê australiano de apenas 13 meses, segue uma alimentação à base de frutas, vegetais e carnes orgânicas. Shan Cooper, mãe da criança, decidiu alimentá-la segundo os princípios da dieta paleolítica, que exclui grãos e alimentos industrializados. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Segundo Shan, que é bacharel em agronomia e escreveu um livro sobre receitas saudáveis, essa dieta tem nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico de Grace. Fazem parte da alimentação diária da criança – além do leite materno – ovo frito em óleo de coco com vegetais assados, como batata doce, cenouras, batatas e brócolis, abacate e chucrute.

Embora sobremesas não façam parte de sua rotina diária, Grace comeu uma panacotta de morango com creme de coco em seu aniversário. “Ela teve um ‘bolo’, mas não estava cheio de farinha e açúcar”, disse a mãe ao Daily Mail.

Leia também:

Nos EUA, caldo de osso é o novo suco verde

Um médico sem fronteiras

Shan segue a dieta paleolítica há cinco anos, quando cansou de sofrer alergia à diversos alimentos e decidiu readequar sua dieta. Foi aí que ela decidiu cortar laticínios, glúten e carnes processadas e passou a sentir-se melhor. Quando Grace nasceu, ela decidiu dar a mesma alimentação à filha, enquanto essa escolha lhe couber. Para a mãe, enquanto os adultos tendem a comer emocionalmente, as crianças comem intuitivamente. Por isso é importante ensinar à filha quais alimentos a fazem se sentir melhor.

No entanto, ela afirma não ficar decepcionada caso a filha coma no futuro pão ou outros alimentos não permitidos na dieta. “Eu não vou proibi-la de ir a festas infantis. Quando minha filha começar a ir a festas, já será grande o suficiente para escolher o que quer comer. Provavelmente, ela vai chegar em casa depois de uma dessas festas cheia de bolo e açúcar e dizer ‘não me sinto bem, mamãe’. E assim, na próxima vez, em vez de comer 12 cupcakes, ela comerá apenas três”, explicou a Shan.

Dieta paleolítica – Essa dieta é baseada na alimentação dos homens pré-históricos e propõe o consumo de alimentos crus e de carne orgânica e restringe itens processados, açúcares refinados e grãos, já que naquela época não havia o cultivo desse tipo de alimento. Essa dieta divide opiniões e é bastante criticada devido aos riscos associados ao consumo excessivo de proteínas e à ausência de grãos.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League