Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Laboratório diz que testes de vacina contra Zika tiveram resposta positiva em ratos

A americana Inovio Pharmaceuticals anunciou que espera testar a vacina em humanos até o fim do ano

A fabricante de medicamentos americana Inovio Pharmaceuticals anunciou que testes pré-clínicos de sua vacina contra o zika vírus tiveram resposta firme e durável em ratos, e que espera testar a vacina em humanos até o fim de 2016.

A Inovio informou nesta quarta-feira que está desenvolvendo a vacina com a GeneOne Life Sciences, da Coreia do Sul, e parceiros acadêmicos.

Leia também:

Zika: o que a ciência sabe sobre o vírus

Sanofi lança pesquisa de vacina contra o zika

Pesquisas – Em 2014, quando houve a epidemia de ebola, a empresa também havia anunciado testes de uma vacina experimental. Na época, a Inovio anunciou que os testes em humanos seriam feitos no início de 2015, mas eles começaram neste ano. Durante os alertas de epidemia do vírus MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), que provocou mortes na Coreia do Sul e Alemanha em 2015, a empresa havia dito que faria as primeiras etapas de testes em humanos antes do fim do ano. Os participantes começaram a ser recrutados no último mês e os testes ainda não foram iniciados.

Para uma vacina se tornar eficaz em humanos é necessário que ela passe por pelo menos três fases de testes clínicos, que analisem, em humanos, a segurança e a capacidade de a vacina produzir anticorpos e comprovem a eficácia das doses. Cerca de três anos são necessários para que eles sejam finalizados.

Para elaborar a vacina contra a dengue, vírus da mesma família do zika, a farmacêutica Sanofi levou duas décadas pesquisando o imunizante. A vacina desenvolvida pela empresa, chamada Dengvaxia, foi aprovada no México, nas Filipinas e, em dezembro do ano passado, no Brasil.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 15 companhias têm interesse em desenvolver vacinas para combater o zika vírus e cerca de 20 empresas estão trabalhando para desenvolver técnicas de diagnóstico da doença.

(Com agência Reuters)

Member of The Internet Defense League