Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Idade da menopausa está relacionada ao câncer de mama

De acordo com novo estudo, mulheres que entram na menopausa de forma precoce (antes dos 40) correm menor risco de desenvolver tumores nas mamas. Para cada ano que a menopausa demora a ocorrer, o risco sobe 6%

Um grupo de pesquisadores das Universidades de Cambridge e Exeter estabeleceu uma conexão entre a idade com que uma mulher entra na menopausa e o câncer de mama. O estudo foi publicado na última edição da revista Nature Genetics.

A pesquisa indicou que as mulheres que têm menopausa antes dos 40 anos são menos propensas a desenvolver este tipo de câncer. Por outro lado, elas têm mais risco de sofrer de outras doenças, como a osteoporose e o diabetes.

Os pesquisadores descobriram que, para cada ano que a menopausa demora a ocorrer, o risco de câncer de mama sobe 6%. De acordo com Deborah Thompson, coautora do estudo e médica do departamento de Saúde Pública e Atenção Primária da Universidade de Cambridge, o risco aumenta porque, quanto mais tarde ocorre a menopausa, maior é a exposição ao estrogênio durante a vida. Acredita-se que o hormônio feminino atue como um combustível para o tumor.

LEIA TAMBÉM:

É simples engravidar depois dos 40 anos? A medicina ainda não avançou tanto assim

Além disso, o estudo mostrou ainda que a idade natural da menopausa, que marca o final da vida reprodutiva da mulher, é geneticamente determinada. Para chegar a essa conclusão, os autores associaram o genoma completo de 70.000 mulheres de ascendência europeia e identificaram 56 variantes genéticas relacionadas à idade natural desta etapa reprodutiva.

Segundo Anna Murray, geneticista da Universidade de Exeter, a pesquisa ajudou a compreender como acontece o envelhecimento reprodutivo feminino e que os achados podem ajudar no desenvolvimento de novos tratamentos para evitar a menopausa precoce. “Muitas mulheres hoje em dia optam por ter filhos em uma idade mais avançada, mas podem ter dificuldades para conceber de forma natural porque a fertilidade começa a diminuir, pelo menos, dez anos antes da menopausa”, acrescentou.

(Com agência EFE)

Member of The Internet Defense League