
Movimentação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pampulha, em Belo Horizonte (MG), que foi isolada após suspeita de um caso de ebola em um paciente que deu entrada no local na noite de ontem (10). O homem chegou da Guiné, na África Ocidental, há duas semanas, com fortes indícios da doença e está em uma área isolada da unidade (/)
O brasileiro de 46 anos com suspeita de ebola teve teste negativo para a doença, segundo informou a Fundação Oswaldo Cruz na noite desta quinta-feira. O exame será repetido em 48 horas para que a hipótese seja completamente descartada. Ele já teve diagnóstico de malária.
O homem estava há dois meses em Guiné, na África, e retornou ao Brasil em 6 de novembro. Na noite de terça-feira, ele procurou a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Pampulha com febre alta, dor muscular e dor de cabeça. Após isolamento, ele foi transferido para o Rio de Janeiro, onde foi submetido a exames. Segundo o último boletim médico, ele está lúcido, sem febre e recebe apenas hidratação intravenosa.
O surto de ebola na África Ocidental teve início em dezembro de 2013. Ao todo, foram 28 571 casos e mais de 11 000 mortes. Libéria e Serra Leoa estão sem novas vítimas há pelo menos 21 dias. Guiné, porém, registrou 7 novos casos no mesmo período. Atualmente, os doentes estão concentrados em Forecariah, um distrito com 136 000 habitantes.