Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Em menos de dois anos, zika já atingiu nove países na América

De acordo com a OMS, o vírus chegou ao continente há apenas 22 meses e diversos países já registram casos

O zika vírus chegou à América há apenas 22 meses e já atingiu nove países do continente. É o que fiz um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado terça-feira.

Segundo a organização, até fevereiro de 2014 não havia nenhum caso confirmado de infecção pelo vírus na região. Mas o primeiro registro no continente aconteceu no mesmo mês, na Ilha de Páscoa, província do Chile no Pacífico. No início deste ano, o primeiro caso foi notificado no Brasil. Em outubro, na Colômbia e no mês seguinte, foram confirmados casos em outros seis países: Paraguai, Venezuela, Suriname, El Salvador, Guatemala e México.

Leia também:

Ministério da Saúde confirma relação entre o zika vírus e microcefalia

OMS emite alerta mundial para zika

Segundo um relatório publicado em outubro pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), além da América Latina, também foram registrados casos de transmissão do zika em países da África, da Ásia, da Oceania e de ilhas no Oceano Pacífico.

Alerta mundial – A OMS emitiu também um alerta mundial para que seus países-membros reforcem a vigilância para o eventual crescimento de infecções provocadas pelo zika vírus.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League