Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Desmaio coletivo em escola britânica surpreende médicos

Cerca de 40 alunos britânicos passaram mal simultaneamente, desmaiando em efeito cascata

Mais de 40 alunos britânicos ficaram doentes simultaneamente, chegando até a desmaiar, durante as atividades escolares. Os motivos ainda são desconhecidos. As informações são da rede britânica BBC. Um dos alunos presentes descreveu o desmaio como um “efeito cascata” — um desmaiou depois do outro.

O “desmaio coletivo” aconteceu quarta-feira, em Ribon, norte da Inglaterra. Inicialmente, quatro alunos teriam desmaiado em um auditório durante a comemoração do Remembrance Day (Dia da Lembrança), homenagem aos soldados mortos e àqueles ainda em combate. Em seguida, diversas outras crianças teriam apresentado algum tipo de mal-estar.

Equipes de resgate informaram que não foram encontradas substâncias tóxicas no local. Os especialistas, por enquanto, lidam com a possibilidade de vazamento de gás e ansiedade. De acordo com um bombeiro, o lugar estava abafado. Mas as investigações das causas do episódio ainda estão em andamento e nenhuma hipótese foi descartada.

Para Mark Hamilton, clínico de Manchester, uma das razões do “efeito cascata” dos desmaios pode ter sido um desejo subconsciente de fazer parte do grupo, mesmo em momentos desagradáveis. “É uma reação em cadeia”, disse à BBC. Sandi Mann, psicóloga na Universidade de Central Lancashire, acredita que o Dia da Lembrança teria criado uma intensa atmosfera emocional. Diante disso, a primeira pessoa a desmaiar teria provocado uma ansiedade nas demais, levando aos outros desmaios e sintomas.

Já Farrah Sheikh, médica de Manchester, considera o acontecimento muito estranho. “O desmaio tem causas médicas. Algumas vezes se você se levanta muito rápido ou o quarto está muito quente, isso pode acontecer, mas nunca vi algo nessa proporção”, afirmou à BBC.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League