Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cidades turísticas do Rio enfrentam epidemia de dengue

Até este mês, estado notificou 8 mil casos a mais do que o registrado em 2012

Em pleno verão carioca, que atrai uma multidão de turistas, cidades turísticas do Rio de Janeiro enfrentam epidemia de dengue. São 35 municípios, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, incluindo Búzios, Cabo Frio e Angra dos Reis. Em todo o estado, foram notificados 41.409 casos suspeitos da doença entre 1º de janeiro e 9 de março – 8 mil a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Leia: Casos suspeitos de dengue no Rio sobem 24% em 2013

Entre os critérios considerados para que um município entre em epidemia está o registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes, curva ascendente de transmissão da doença sustentada por três semanas ou mais consecutivas, com números acima do limite esperado para a localidade num determinado período de tempo. Diante do aumento de casos de dengue, a secretaria decidiu implantar, em parceria com as prefeituras, 46 Centros de Hidratação em 30 municípios do estado.

Completam a lista de municípios afetados: Iguaba Grande, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e São Pedro D’Aldeia, na Baixada Litorânea. Paracambi, Sapucaia, Comendador Levy Gasparian e Três Rios no Centro Sul Fluminense. Valença, Pinheiral e Volta Redonda, no Médio Paraíba. Aperibé, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Miracema, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, Porciúncula, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana e Laje do Muriaé, no Noroeste Fluminense. Além de São Fidélis, Rio Bonito, Itaboraí, Tanguá, Cantagalo, Macuco, São Sebastião do Alto e Cachoeiras de Macacu.

Leia também: Casos de dengue crescem 190% no Brasil em um ano

Member of The Internet Defense League