Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pela primeira vez, quartas de final terá só clubes campeões

Acontecimento é inédito na história do torneio, que por muitos anos não teve os times da Libertadores

Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Juventude, Palmeiras e Santos. Todos campeões da Copa do Brasil estão nas quartas de final do torneio. É a primeira vez que isso acontece.

Na história do tornei, isso só passou a ser possível a partir do momento em que o torneio teve oito campeões diferentes. Isso aconteceu em 1999, com o Juventude.
Em 2000, três campeões chegaram às quartas de final (Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras). Em 2001, novamente foram três campeões nesta fase (Flamengo, Grêmio e Corinthians). Já em 2002, apenas um clube campeão chegou nesta fase, o Corinthians, que acabou sendo campeão.
Nesses anos (desde 2001), clubes que jogavam a Libertadores não disputavam a Copa do Brasil, complicando a chegada de campeões nas quartas. Em 2003, foram dois clubes campeões (Flamengo e Cruzeiro), que acabaram fazendo a final do torneio.
Em 2004, foram 4 clubes (Palmeiras, Grêmio, Flamengo e Corinthians), mas, apesar de ser torneio com mais campeões, quem ficou com a taça foi o Santo André. Já em 2005, apenas o Cruzeiro já era campeão na fase quartas de final.
Em 2006, Flamengo e Cruzeiro eram os únicos campeões, e o título ficou com o Flamengo de novo. Em 2007, nenhum campeão chegou ás quartas. Por isso, o torneio teve um campeão inédito, o Fluminense.
Em 2008, dois campeões chegaram às quartas (Corinthians e Internacional). Em 2009, Corinthians, Fluminense, Flamengo e Internacional chegaram às quartas. Os campeões se enfrentam nesta fase e dois campeões, Corinthians e Inter chegaram à final, conquistado pelo Timão.
Em 2010, três campeões chegaram nas quartas. Palmeiras, Fluminense e Grêmio foram os representantes, mas o campeão foi inédito, o Santos. Em 2011, Flamengo e Palmeiras foram os únicos campeões nesta fase, mas ambos caíram nesta fase. O titulo acabou ficando com o Vasco.
Em 2012,  dois campeões chegaram nas quartas (Palmeiras e Grêmio). Ambos se enfrentaram nas semifinais e o Verdão acabou campeão. Em 2013, os clubes da Libertadores voltaram a jogar o torneio e a Copa do Brasil teve o maior número de campeões nas quartas. Foram cinco. Internacional, Corinthians, Grêmio, Vasco e Flamengo chegaram nesta fase. Apenas Atlético-PR, Goiás e Botafogo eram clubes sem título.
Em 2014, quatro campeões chegaram às quartas (Flamengo, Corinthians, Cruzeiro e Santos). Os outros quatro foram América-RN, ABC, Botafogo e o clube que acabou sendo campeão, o Atlético-MG.
Por fim, em 2015, na última edição, seis campeões chegaram nas quartas, na edição com melhor desempenho. Vasco, Santos, Fluminense, Grêmio, Internacional e Palmeiras chegaram nesta fase. São Paulo e Figueirense foram os intrusos.