Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nesta sexta, começa a Copa América

Torneio acontece pela primeira vez fora da América do Sul

Nesta sexta-feira (3) começa a ser disputada a edição extraordinária da Copa América. Chamada de Copa América Centenário, ela comemora os 100 anos da primeira edição do torneio, disputada pela primeira vez fora do continente sul-americano.

Os EUA foram escolhidos para a comemoração da data especial do torneio, disputado pela primeira vez em 1916, na Argentina, por quatro países. Além da anfitriã Argentina, o campeão Uruguai, Brasil e Chile jogaram aquele torneio, chamado de Campeonato Sul-americano e futebol.
Desta vez, o torneio será o maior da história, com 16 participantes. Além das dez seleções a América do Sul, seis equipes da Concacaf jogaram o torneio. Além do país-sede, EUA, e dos tradicionais México e Costa Rica, que já participaram de muitas edições do torneio e da Jamaica, que jogou o torneio em 2015, Panamá e Haiti disputarão o torneio pela primeira vez.
Para o torneio de 2016, pela primeira vez, EUA e México serão cabeças-de-chave dos grupos, além de Argentina e Brasil. O Uruguai, maior campeão do torneio, jogará no grupo do México, enquanto o atual campeão da competição, o Chile, ficará no grupo da Argentina.
Neste ano, o campeão do torneio não terá vaga na Copa das Confederações, já preenchida pelo Chile, campeão do torneio ordinário de 2015. O torneio volta ao formato normal em 2019, quando a competição passa a ser jogada no Brasil.