Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Diego Souza é apenas quarto jogador do futebol nordestino convocado para a seleção neste século

Convocações, normalmente, são em casos exclusivos, com exceção de Leomar

Muitas vezes o futebol nordestino fica esquecido no Brasil, apesar de sua riqueza. Com o futebol globalizado e a saída dos craques para o exterior, até jogadores que atuam no Brasil são raros. Do Nordeste então, mais ainda.

Com Diego Souza, são quatro os jogadores que atuavam no futebol nordestino quando convocados pela seleção brasileira neste século.
O primeiro foi Leomar, do Sport, como Diego Souza, ainda em 2001, convocado pelo treinador Leão. Na época, o volante era o homem de confiança do técnico, que treinara o Sport pouco antes. 
Leomar foi o jogador, desses convocados, que mais jogou. Sua primeira partida foi contra o Peru, nas Eliminatórias da Copa, no dia 25 de abril, com empate por 1 x 1, no Morumbi. Leomar ainda viraria o capitão de Leão na Copa das Confederações no Japão.
Foram cinco jogos oficiais pelo Brasil, além de um amistoso contra o Verdy Tóquio, não oficial. Nos jogos oficiais, foram uma vitória, três empates e uma derrota, com um cartão amarelo recebido. No jogo-treino, uma vitória.
O segundo convocado foi Nadson, destaque do Vitória em 2003, com o treinador Ricardo Gomes, que chamou uma seleção sub-23 para a disputa da Copa Ouro. Era um preparatório para os Jogos Olímpicos, o qual o Brasil não se classificou. Nadson fez dois jogos, entrando com a partida em andamento, com derrota para o México e vitória diante dos EUA. Aquela seleção juntou, pela primeira vez, Diego e Robinho com a camisa amarela.
Por fim, em 2013, Douglas Santos, lateral esquerdo do Náutico foi convocado para o Superclássico das Américas, contra a Argentina. Contudo, ao contrário dos outros dois, não jogou, ficando na reserva.
Agora, em 2017, novamente com uma convocação apenas com jogadores que atuam no país, como em 2013, Diego Souza, meia-atacante do Sport foi chamado por Tite como atacante para a seleção.
Cássio Zirpoli, do Diário de Pernambuco, trouxe detalhados os números de todos os jogadores Nordestinos já convocados para a seleção brasileira. Na história, de 1923 até 2013, foram 61 jogadores de nove clubes convocados. Destes, 48 jogaram. Veja a nota completa.