Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil e outros cinco países são autorizados a testar árbitro com vídeo

Mundial de Clubes será primeira competição a usar tecnologia

O Campeonato Brasileiro pode ganhar forte reforço para a arbitragem do torneio. A Fifa autorizou a CBF a usar árbitro com vídeo em seus campeonatos.

Não só a CBF, mas os campeonatos da Austrália, Alemanha, Estados Unidos, Holanda e Portugal também poderão usar o auxílio de vídeo em seus torneios.
“Para nós é um orgulho porque esse embrião nasceu aqui, no Brasil, com o projeto do diretor técnico da Escola de Arbitragem, Manoel Serapião. Abraçamos esse conhecimento e estamos começando a colher os resultados, com essa primeira aprovação do IFAB e o interesse de outras confederações”, afirmou o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa.
A CBF já queria usar a tecnologia neste ano, mas a Fifa autorizou o uso do vídeo apenas a partir de 2017. Por enquanto, a tecnologia será utilizada de forma offline, apenas para realização de testes.
O primeiro teste oficial da nova tecnologia será no Mundial de Clube, em dezembro, no Japão.
O uso do vídeo só será utilizado em quatro possibilidades: Para determinação de possível irregularidade após um gol, em casos de expulsão, marcação de pênaltis e para identificar um possível erro na punição a um atleta. Lances de impedimento sem chance clara de gol não serão motivo para o uso da tecnologia.