Clique e assine com 88% de desconto

Todas as medalhas de 2016

VEJA faz uma aposta: diz para quem vai cada uma das 971 medalhas de ouro, prata e bronze em disputa na Olimpíada

Por Steve Rogers - Atualizado em 4 ago 2016, 14h46 - Publicado em 4 ago 2016, 14h45

A palavra spoiler, da língua inglesa, vem do verbo to spoil, que significa estragar. Ou seja, apresentar um spoiler nada mais é do que estragar a surpresa de algum final de história, seja de um filme, seja de uma série de televisão. Atenção, porque nas próximas páginas oferecemos um spoiler do tamanho da Olimpíada: uma lista completa de todos os 971 vencedores de ouro, prata e bronze nos Jogos do Rio. VEJA fez uma parceria com a empresa holandesa Gracenote, a mais respeitada do mundo em estatística do esporte, definindo as apostas a partir de rigorosos cruzamentos de informações. A lista foi atualizada uma semana antes do início dos Jogos, já excluindo parte da delegação da Rússia, envolvida em doping.
Para que se chegue à precisão, é determinada uma pontuação para os resultados de todos os atletas em todas as competições desde a última Olimpíada. Cada evento tem um peso (um campeonato mundial vale mais do que uma copa regional, por exemplo). As competições mais recentes são mais valorizadas que as antigas. Leva-se em conta, também, o chamado “fator casa”. “Se há um brasileiro com uma pontuação que indica medalha de prata, mas o índice está próximo ao da medalha de ouro, optamos por colocá-lo no primeiro lugar do pódio”, explica Simon Gleave, diretor de análises da Gracenote. Nos Jogos de Londres, a bola de cristal indicou dezesseis medalhas para o Brasil. Foram dezessete. Quem sabe esse erro, no Rio, seja o ouro de Fabiana Murer, que não aparece no rol.

Clique aqui e confira a aposta completa de VEJA em todas as modalidades (PDF)

Nas páginas seguintes, VEJA faz uma aposta: diz para quem vai cada uma das 971 medalhas de ouro, prata e bronze em disputa na Olimpíada. As escolhas são fruto de um rigoroso trabalho estatístico da mais respeitada empresa do mundo na mineração de resultados do esporte

Publicidade