Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trump explica como faria México pagar por muro na fronteira

O pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, finalmente explicou nesta terça-feira como pretende forçar o México a pagar pelo muro ao longo da fronteira com o território americano. A solução segue o estilo belicoso de Trump: chantagear o governo do México. O magnata disse que vai ameaçar bloquear dólares em remessas que os imigrantes mexicanos enviam as suas famílias.

O favorito à indicação republicana prometeu construir um muro para impedir a entrada no país de imigrantes ilegais e forçar o México a pagar os 8 bilhões de dólares (mais de 30 bilhões de reais) pelo projeto, um dos principais slogans de sua campanha à Presidência. Questionado sobre como obrigará o México a financiar o projeto, o jornal The Washington Post (WP) anunciou que Trump lhe enviou um memorando detalhando seus planos.

Leia também

Democratas Hillary e Sanders prometem incluir latinos no gabinete

Trump pode ganhar as primárias e não ser o candidato; entenda

Gerente de campanha de Trump é acusado de agredir repórter

Em um documento de duas páginas, Trump ameaça mudar uma disposição da lei antiterrorista a fim de reter uma parte das remessas enviadas as suas famílias pelos trabalhadores mexicanos, segundo o WP. Os bilhões enviados ao México anualmente pelos migrantes constituem uma das principais fontes de recursos ao país, junto ao turismo e ao petróleo.

O jornal ressalta que a factibilidade do plano de Trump não está clara, tanto do ponto de vista legal quanto político, alertando que a ideia pode dizimar a economia mexicana e provocar um confronto sem precedentes entre os Estados Unidos e um aliado comercial e diplomático importante.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League