Clique e assine com 88% de desconto

Síria: Cessar-fogo acordado entre EUA e Rússia deve começar no fim de semana

Por Da Redação - 22 fev 2016, 13h56

Um cessar-fogo na Síria acordado entre Rússia e Estados Unidos está marcado para entrar em vigor à meia-noite do dia 27 de fevereiro. A decisão veio após um fim de semana de negociações entre o secretário de Estado americano John Kerry e o ministro das Relações Exteriores russo Sergei Lavrov.

O acordo segunda “convida todas as partes do conflito sírio” – com exceção dos grupos terroristas Estado Islâmico e al-Nusra – a assinarem o cessar-fogo até o meio dia da sexta-feira e iniciarem um período de trégua a partir da meia-noite do dia seguinte, de acordo com a emissora Al Jazeera.O bom andamento do pacto diplomático pode abrir caminho para novas negociações e um período de paz mais longo entre os rebeldes e às forças leais ao ditador Bashar Assad.

Leia mais:

ONU: Ataques deliberados contra hospitais são crimes de guerra

Continua após a publicidade

Assad diz estar determinado a reconquistar a Síria

MSF adverte que novos fluxos de deslocados na Síria serão insustentáveis

Um plano para “cessar as hostilidades” na região já havia sido discutido e agendado em uma reunião com potências mundiais realizada no dia 12 de fevereiro. Contudo, o cessar-fogo que devia entrar em vigor na semana seguinte foi adiado. Desde então, a Síria continua vivendo em meio à violência extrema. Só nesse domingo, pelo menos 155 pessoas morreram em atentados nas cidades de Damasco e Homs. O conflito no país, que começou em março de 2011, já matou mais de 250.000 pessoas e deixou outros 11 milhões de sírios desabrigados.

Vídeo: Drone mostra a destruição deixada pela guerra na Síria

Continua após a publicidade

(Da redação)

Publicidade