Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Secretário-geral da ONU critica políticas migratórias na UE

"Estou alarmado com o aumento da xenofobia", afirmou Ban Ki-moon

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou nesta quinta-feira que está “preocupado” com as políticas migratórias cada vez mais restritivas dos países da União Europeia (UE), em um discurso no Parlamento austríaco.

“Estou preocupado que os países europeus adotem políticas cada vez mais restritivas sobre a imigração e os refugiados”, disse, um dia depois da Áustria anunciar a decisão de limitar o direito de asilo, em um momento de avanço da extrema-direita no país.

Ban destacou que tais políticas vão contra as “obrigações dos Estados com o direito internacional, o direito humanitário e o direito europeu”. “Estou alarmado com o aumento da xenofobia aqui e em outras partes do mundo”, disse.

Leia mais:

Extrema-direita sai na frente em eleição na Áustria – e assusta a Europa

O Parlamento austríaco aprovou na quarta-feira um polêmico projeto de lei que permite decretar “estado de emergência” migratório para limitar drasticamente o direito de asilo, enquanto outros países europeus estão adotando medidas similares.

Ban Ki-moon, que fez um discurso para os deputados e o governo do chanceler social-democrata Werner Faymann, afirmou esperar que a Áustria “continue contribuindo aos esforços da União Europeia para uma ação cooperativa” na questão dos migrantes.

A Áustria recebeu 90.000 refugiados em 2015, mais de 1% de sua população, um percentual superado apenas pela Suécia dentro da UE.

(Com AFP)

Member of The Internet Defense League