Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sanders vence outra prévia e prolonga disputa democrata

Senador derrotou Hillary Clinton na primária realizada em Virgínia Ocidental e segue na briga pela indicação do Partido Democrata: ‘Estamos nesta campanha para ganhar’

O senador Bernie Sanders derrotou Hillary Clinton na primária do Partido Democrata na Virgínia Ocidental nesta terça-feira. Embora a ex-secretária de Estado continue liderando as prévias democratas por uma larga margem de delegados, o triunfo de Sanders prolonga um pouco mais a disputa interna – e obriga a favorita Hillary a lutar em duas frentes, contra o seu rival imediato no partido e contra o seu provável adversário pela Casa Branca em novembro, Donald Trump.

LEIA TAMBÉM:

Hillary e Sanders fazem debate duro nos Estados Unidos

Sanders: ‘Hillary não está qualificada para ser presidente’

Com pouco mais de 80% das urnas apuradas, Sanders aparecia com 51% dos votos contra apenas 36% de Hillary na Virgínia Ocidental. No discurso da vitória, o senador de 74 não deu sinais de que pretende desistir da corrida para facilitar o caminho da ex-primeira-dama. “Vou ser o mais claro possível: estamos nesta campanha para ganhar a indicação democrata. Lutaremos por cada um dos votos”, afirmou em Salem, Oregon, ao saber do resultado.

Apesar da derrota, Hillary segue somando delegados: os 29 em jogo nesta terça foram distribuídos de forma proporcional. Com 2.224 delegados antes desta primária, Hillary está muito próximo dos 2.338 necessários para obter a indicação democrata, enquanto Sanders soma 1.448 delegados, segundo a CNN. A diferença, porém, não intimida o senador socialista. “Estamos acostumados com caminhos difíceis”, ressaltou no discurso.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League