Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sanders vence no Oregon e Hillary tem vitória apertada no Kentucky

Mesmo com uma derrota, a candidata democrata ficou mais próxima de conquistar o número de delegados necessário para ser a indicada do partido

Os pré-candidatos democratas à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton e Bernie Sanders, dividiram as vitórias nas duas primárias do partido desta terça-feira. Mesmo assim, a ex-secretária de Estado ampliou seu número de delegados e está mais próxima de ser a nomeada do partido nas eleições de novembro.

Sanders repetiu o feito da prévia da semana passada e ficou com 54,5% dos votos no Oregon, com 77% das urnas apuradas, de acordo com o jornal The New York Times.Já Clinton conquistou a vitória por uma margem apertada no Kentucky, Estado onde não era considerada favorita, e fez 46,8% contra 46,3% de seu adversário, uma diferença de menos de dois mil votos. Devido à porcentagem semelhante, os concorrentes vão receber 27 delegados cada um.

Com as primárias de ontem, Hillary ainda não pôde comemorar a vitória, mas se mantém na frente no número total de delegados. Ao final da contagem do Oregon, ficarão faltando menos de cem para que ela alcance a indicação. O senador Sanders voltou a afirmar na noite de ontem que não desistirá antes que os resultados se confirmem. “Quero lhes dizer que estamos nesta luta até a última urna”, disse para uma multidão em Carson, na Califórnia, onde ocorre a próxima votação.

Leia também:

Vantagem de Hillary sobre Trump cai de 5 para 3 pontos em nova pesquisa

Trump diz que refugiados podem repetir o 11 de setembro

As prévias do Partido Democrata agora pausam por duas semanas e voltam em sete de junho, quando a ex-primeira-dama deve ser oficializada como a candidata democrata que irá enfrentar o provável concorrente republicano Donald Trump.

Partido Republicano – Sozinho na disputa após a desistência de seus rivais Ted Cruz e John Kasich, Trump conquistou mais uma vitória nas primárias republicanas no Oregon. As prévias do partido no Kentucky já haviam ocorrido em março. Com o triunfo, o bilionário fica com a maioria dos 28 delegados em jogo ontem, o que o deixa um pouco mais perto dos 1.237 necessários para conseguir a indicação oficial. No momento, ficam faltando 76 deputados para Trump, número que só poderá alcançar nas próximas primárias, de acordo com o Times.

(Com EFE, AFP e Reuters)

Member of The Internet Defense League