Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Protestos na Índia deixam mortos e levam ao desabastecimento de água

Nos últimos três dias, pelo menos 10 pessoas morreram e 150 ficaram feridas, no norte da Índia, em decorrência de violentas manifestações relacionadas ao sistema de castas no país. Membros de uma comunidade pobre no estado de Haryana, vizinho à capital Nova Délhi, protestam para conseguir benefícios do governo. Pertencentes à casta Jat, de agricultores, eles exigem cargos em órgãos públicos e vagas em universidades.

Apesar do sistema de castas ter sido abolido oficialmente no país desde a constituição de 1950, ainda é extremamente difícil para os menos favorecidos ascender socialmente. A constituição indiana prevê um sistema de ação afirmativa para as castas mais baixas superarem a discriminação. Recentemente, o governo expandiu o número de grupos que se qualificam para esses programas e incluiu os Jat.

Além das mortes, as manifestações resultaram em desabastecimento de água para os mais de 16 milhões de residentes de Nova Délhi. Isso porque equipamentos responsáveis pelo transporte de água entre o canal Munak, em Haryana, e a capital foram danificados – 60% da água de Nova Délhi vem do estado vizinho. Arvind Kejriwal, ministro-chefe de Nova Délhi, anunciou que escolas na capital ficarão fechadas na segunda-feira e ordenou o racionamento para residências.

Member of The Internet Defense League