Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Primárias desta terça podem ser última chance para rivais de Trump

O magnata é o favorito e tem potencial para vencer nos cinco Estados que realizam primárias — Flórida, Ohio, Illinois, Carolina do Norte e Missouri

Donald Trump pode dar um passo enorme para garantir a indicação presidencial do Partido Republicano se obtiver vitórias nas primárias marcadas para esta terça-feira. Por outro lado, o fracasso de seus rivais deve sacramentar o fim da linha para suas campanhas. O magnata é o favorito e tem potencial para vencer nos cinco Estados que realizam primárias – Flórida, Ohio, Illinois, Carolina do Norte e Missouri.

Flórida e Ohio são considerados Estados-chave pelo número de delegados e também por serem os redutos eleitorais de Marco Rubio e John Kasich. Rubio é senador pela Flórida e Kasich é o atual governador de Ohio. Caso eles percam para Trump em seus Estados, a derrota em casa deve sacramentar o fim do sonho de chegar à Casa Branca.

Leia também

Imprensa estatal chinesa critica Trump e aponta riscos de ‘um presidente racista’

Obama pede que candidatos evitem ‘insultos’ na campanha presidencial

Retórica de Trump tem parcela de culpa em tumulto, dizem rivais

Pesquisas mostram que o ex-apresentador de reality show tem uma dianteira significativa perante Rubio na Flórida, mas que está em um empate apertado com Kasich em Ohio. Qualquer vitória de Rubio, Kasich ou Ted Cruz, senador do Texas, daria pelo menos alguma esperança aos republicanos que anseiam impedir a indicação de Trump. O rival mais próximo do magnata é Cruz, que derrotou Trump em sete Estados.

Democratas – Do lado democrata, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton pode abrir uma maior distância do adversário Bernie Sanders, senador de Vermont, nas votações desta terça-feira. Sondagens lhe dão uma grande vantagem na Flórida e na Carolina do Norte, mas mostram Sanders ganhando terreno em Ohio, Illinois e Missouri, um sinal preocupante para Hillary depois do êxito inesperado de Sanders no Michigan uma semana atrás.

Leia mais

Obama faz piada sobre êxodo americano para o Canadá caso Trump seja eleito

CEOs e políticos americanos fazem reunião secreta para frear Trump

(Da redação)

Member of The Internet Defense League