Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Primárias consolidam Ted Cruz como principal rival de Trump

O senador pelo Estado do Texas venceu duas das quatro primárias dos republicanos no final de semana e abriu distância do terceiro colocado na corrida, Marco Rubio

Representante do movimento ultraconservador Tea Party, o senador Ted Cruz se consolidou como principal adversário do magnata Donald Trump nas primárias republicanas para a Presidência dos Estados Unidos. Das quatro prévias do partido realizadas no último sábado, Cruz venceu em duas, Kansas e Maine, e em ambas com uma vantagem significativa. Na primeira, o senador obteve 48% dos votos, contra 23% de Trump, 17% do cada vez mais apagado Marco Rubio, senador pela Flórida, e 11% do governador de Ohio, John Kasich.

Já na segunda, Cruz ficou com 46%, superando os 33% de Trump, os 12% de Kasich e os 8% de Rubio. Nas outras duas prévias, em Kentucky e na Louisiana, a vitória ficou com o bilionário, mas o senador chegou perto de batê-lo. Rubio, considerado a última esperança dos republicanos moderados, venceu apenas a primária de Porto Rico, que pouco influencia na contagem de delegados.

Leia também

Bernie Sanders vence Hillary Clinton no caucus do Maine

Marco Rubio vence primárias republicanas em Porto Rico

Rubio e Cruz juntam forças para atacar Trump em debate

Com suas vitórias, Cruz aumentou seu número de delegados para 300, segundo a contagem do jornal The New York Times. Agora, ele está mais próximo de superar o bilionário (384) do que de ser ultrapassado por Rubio (151). Já praticamente carta fora do baralho, Kasich tem apenas 37. São necessários 1.237 delegados para obter a indicação republicana, sendo que ainda há mais 1.623 em disputa.

“Canadense” – Estrela ascendente entre os republicanos, apesar de ter a antipatia de parte do establishment, o senador de 45 anos nascei no Canadá e é filho de uma americana com um cubano. Na época, seus pais trabalhavam no país vizinho e Cruz morou lá por apenas 4 anos. Ele é um dos maiores críticos do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e, em 2013, fez um discurso de mais de 20 horas para tentar obstruir a votação do Obamacare, a reforma do sistema de saúde promovida pelo mandatário democrata.

Cruz é um dos poucos republicanos na corrida que defendem o projeto de Trump para construir um muro na fronteira com o México. Neste domingo, os republicanos voltam às urnas para a primária de Porto Rico, que distribuirá 23 delegados.

Leia mais

Trump quer mudar legislação para poder torturar extremistas nos EUA

Campanha de Trump é acusada de usar Photoshop em modelo branca para fazê-la parecer negra

Baixaria: Trump exalta tamanho de seu pênis no debate

Democratas – Pelo lado do Partido Democrata, tanto a ex-secretária de Estado Hillary Clinton quanto o senador por Vermont Bernie Sanders podem reclamar vitória nas primárias do último final de semana (Kansas, Louisiana, Nebraska e Maine), mas por motivos diferentes. Sanders conseguiu vencer no Kansas, Nebraska e no Maine, mas obteve apenas 66 delegados, somente três a mais que sua rival, que venceu no Estado mais populoso em disputa, a Louisiana. Na contagem total de delegados, Hillary lidera com folga: 1.129 contra 498. Ganha a indicação quem conseguir 2.383 delegados dos 4.765 em disputa.

(Da redação, com agência ANSA)

Member of The Internet Defense League