Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Presidente Obama inicia hoje viagem histórica a Cuba

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, inicia hoje (20) sua visita a Cuba. A agenda inclui, após o desembarque na capital cubana, visita cultural a Havana Velha e um encontro com o cardeal Jaime Ortega, líder católico que trabalhou com o papa Francisco no esforço para trazer os dois países à mesa de negociações para restabelecer relações diplomáticas.

Para o economista James Galbraith, professor da Universidade do Texas, a viagem de Obama é uma “boa notícia”. Diz ele: “Coloca um ponto final a um período longo de hostilidade. É correto dizer que, fora um pequeno segmento da classe política, a população americana está favorável à ideia de que o melhor caminho a seguir é ter relações normais com Cuba.”

Obama, que viaja ao lado da esposa Michelle e das filhas Malia e Sasha, terá um encontro amanhã (21) com o presidente cubano Raúl Castro. Entre os temas a serem discutidos estão o estímulo ao comércio entre os dois países e o desenvolvimento da iniciativa privada em Cuba.

A visita – primeira de um presidente americano à ilha em quase 90 anos – prosseguirá na terça-feira (22). Nesse dia, Obama fará um discurso dirigido ao povo cubano. Em seguida, participará de reunião com integrantes da sociedade civil, incluindo ativistas de direitos humanos e representantes da oposição.

Depois desses encontros, participará do jogo de beisebol entre o americano Tampa Bay Rays e a equipe nacional cubana. O beisebol é um esporte muito popular tanto nos Estados Unidos quanto em Cuba.

(com Agência Brasil)

Member of The Internet Defense League