Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Polícia apreende na Colômbia a maior carga de cocaína da história

Ao menos 8 toneladas da droga foram encontradas em um depósito subterrâneo em Altero, noroeste do país

Pelo menos oito toneladas de cocaína foram apreendidas neste domingo pela polícia colombiana no noroeste do país, a maior quantidade já confiscada na história, segundo o presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

A droga pertencia ao grupo criminoso Clan Úsuga, o maior do país, e foi encontrada em Altero, município do departamento de Antioquia, na região de Urabá, informou o Ministério da Defesa colombiano. “Parabéns à polícia da Colômbia: operação em Altero apreendeu a maior quantidade de droga na história. Golpe contundente contra criminosos”, disse Santos em sua conta no Twitter.

Leia também:

Governo colombiano e Farc fecham acordo para que menores de 15 anos deixem guerrilha

Juiz autoriza extradição do traficante ‘El Chapo’ aos EUA

Segundo a polícia, os traficantes tinham escondido a cocaína em um depósito subterrâneo de 6,5 metros de comprimento (3,5 metros de largura e profundidade de 2,5 metros), cujo interior era forrado com madeira e coberto com uma camada de cimento. O dono da droga é o segundo no comando do Clan Úsuga, Roberto Vargas Gutiérrez, conhecido como Gavilán, de acordo com um comunicado divulgado pelas autoridades locais.

O governo colombiano oferece uma recompensa de 500 milhões de pesos (600.000 mil reais) pela cabeça do criminoso, acrescentou o comunicado. A polícia afirma que a cocaína estava pronta para ser transportada pelo Caribe rumo à América Central, de onde aparentemente seria enviada aos Estados Unidos.

(Com agência EFE)

Member of The Internet Defense League