Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pela 1ª vez, EUA prendem um dos chefes do EI no Iraque

As forças especiais dos Estados Unidos capturaram pela primeira vez um chefe militar do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), informa nesta quarta-feira a rede CNN. De acordo com a emissora, a prisão ocorreu no norte do Iraque, durante uma blitz da Força Delta, resultado de semanas de investigação.

O detido deverá ser entregue nos próximos dias às autoridades iraquianas, após interrogatório. Esta é a primeira prisão de um chefe notório do EI desde que os Estados Unidos iniciaram ações militares contra a organização, em meados de 2014. Desde então, outros chefes foram mortos em ataques aéreos com drones ou com caças, mas nenhum tinha sido preso para ser interrogado.

Leia também

Bin Laden deixou US$ 29 milhões de herança ‘para a guerra santa’

Atentado do EI em funeral no Iraque deixa 40 mortos e dezenas de feridos

Adolescente resgatada do EI dá entrevista sobre “vida muito difícil” no Iraque

Traições – O Estado Islâmico está desconfiado de que a aliança liderada pelos EUA conseguiu cooptar alguns de seus membros para atuarem como informantes – uma prática relativamente comum da inteligência americana para obter informações sobre grupos extremistas. A desconfiança motivou a execução do chefe da Administração Suprema dos Combatentes, identificado como Falah Abdullah al Saidaui, acusado de corrupção e traição. Além de assassinar um dos dirigentes, o EI prendeu outros 22 membros por diversos motivos, informam militares do Exército iraquiano, que combate o EI.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League