Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Papa Francisco vai analisar o papel das mulheres na Igreja

O pontífice disse que deve avaliar a possibilidade de mulheres atuarem como diaconisas

O papa Francisco concordou em criar uma comissão para analisar o papel das mulheres na hierarquia da Igreja Católica, informou nesta quinta-feira a imprensa do Vaticano. A medida pode permitir que mulheres exerçam a função de diaconisas – os diáconos são clérigos ordenados que ficam logo abaixo dos padres no comando da Igreja. Eles podem pregar e oficiar batismos, enterros e casamentos, mas não podem rezar missas ou ouvir confissões. O mesmo papel caberia às mulheres, pela primeira vez na história.

Em um encontro internacional de freiras no Vaticano, o papa foi indagado sobre o motivo de as mulheres não poderem atuar como diaconisas e um delegado sugeriu que seria uma boa ideia criar uma comissão para estudar o tema. “Eu acho. Seria uma boa ideia a Igreja esclarecer esse ponto. Concordo”, afirmou Francisco, de acordo com o jornal The Guardian. O porta-voz do Vaticano disse não poder confirmar nem negar os comentários.

Leia também:

Papa critica entraves à imigração e diz que Europa está “exausta” e “desgastada”

Preocupado com a Venezuela, papa Francisco envia carta para Maduro

O pontífice já descartou a possibilidade de mulheres poderem se tornar padres. Apesar de os comentários desta quinta-feira terem sido feitos para uma plateia de centenas de freiras, Francisco indicou que já havia refletido sobre o assunto.

No evento, o papa também falou às freiras que a Igreja deveria tratá-las com mais respeito, pois sua vocação era o serviço e não a servidão. O pontífice afirmou que elas são encorajadas a dizer ‘não’, caso seja pedido algo que não diz respeito às sua funções.

(Com Reuters)

Member of The Internet Defense League