Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Panama Papers: Manifestantes pedem renúncia de David Cameron

Primeiro-ministro inglês beneficiou-se de um fundo de investimento criado pelo pai em um paraíso fiscal

Milhares de manifestantes ingleses passaram o sábado em frente è residência oficial do primeiro-ministro David Cameron para protestar contra o fato do político ter se beneficiado de um fundo de investimento criado pelo pai, em um paraíso fiscal, antes que ele ascendesse ao poder em 2010. A revelação foi feita no rastro da divulgação do escândalo Panama Papers. Alguns manifestantes pediam a renúncia de Cameron e usavam chapéu Panamá – apesar do nome, o chapéu Panamá é originário do Equador.

O protesto, que tinha como lema a bandeira “termine as evasões fiscais ou renuncie”, envolveu diferentes organizações, entre elas a chamada Assembleia do Povo, formada por partidos de esquerda e sindicatos. Cameron declarou hoje que falhou ao lidar com o escândalo. Antes de admitir que tinha ações em uma offshore com sede nas Bahamas, seu gabinete divulgou quatro comunicados confusos. “Não foi uma grande semana. Eu sei que deveria ter lidado melhor com isto”, disse. O primeiro-ministro prometeu ainda divulgar seus últimos impostos de renda nos próximos dias.

Em entrevista à emissora ITV, Cameron explicou que teve em seu poder ações no valor de mais de 30 mil libras em um fundo de investimento de seu pai, mas que todas as transações eram descontadas com impostos do Reino Unido. Cameron, cujo pai faleceu em 2010, reconheceu que foi titular junto com sua esposa, Samantha, de 5 mil títulos da Blairmore Investment Trust, registrada nas Bahamas, entre 1997 e janeiro de 2010, quatro meses antes de tomar posse como primeiro-ministro. De acordo com a imprensa, os documentos do escritório panamenho Mossack Fonseca indicam que a Blairmore Holdings, que tem o mesmo nome do sítio familiar dos Cameron em Aberdeenshire, na Escócia, administrou dezenas de milhões de libras em investimentos de famílias ricas.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League