Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ONU realiza primeiro lançamento aéreo de ajuda humanitária na Síria

A ONU lançou pela primeira vez ajuda humanitária na Síria pelo ar, anunciou nesta quarta-feira o diretor de Operações Humanitárias da ONU, Stephen O’Brien. “Nesta manhã, um avião do Programa Alimentar Mundial (PAM) lançou uma primeira carga de 21 toneladas de provisões em Deir Ezzor” (leste da Síria), indicou O’Brien, acrescentando que a operação foi bem-sucedida.

Os pacotes lançados “aterrissaram na área escolhida, como planejado”, informou o oficial ante o Conselho de Segurança, que realizou consultas sobre a situação humanitária na Síria.

Leia também:

Assad convoca eleições parlamentares para 13 de abril

Síria: Cessar-fogo deve começar no fim de semana

Número de mortos nos atentados em Damasco e Homs supera os 150

Os cerca de 200.000 habitantes que permanecem em Deir Ezzor, uma cidade localizada 450 quilômetros a nordeste de Damasco, estão sitiados pelos jihadistas do Estado Islâmico (EI), que controlam parte da cidade.

O’Brien destacou que os lançamentos aéreos de pacotes com ajuda, imprecisos e difíceis, “apresentam riscos operacionais” e só devem ser vistos como um “último recurso”.

É a primeira vez que a ONU utiliza este método para socorrer a população em vez de transportar ajuda humanitária por comboios de caminhões por rotas terrestres.

(Com AFP)

Member of The Internet Defense League