Clique e assine com 88% de desconto

Obama fará visita histórica a Hiroshima

Essa será a primeira vez em que um presidente americano em exercício vai à cidade japonesa desde o ataque nuclear de 1945

Por Da Redação - 10 maio 2016, 10h21

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará uma visita histórica a Hiroshima, no Japão, neste mês. A informação foi confirmada pela Casa Branca nesta terça-feira. Essa será a primeira vez em que um líder do país em exercício viajará à cidade desde que ela foi atingida por uma bomba nuclear, lançada em 1945 pelos americanos. O ex-presidente Jimmy Carter já foi ao local, mas depois do fim de seu mandato.

A visita de Obama fará parte de sua décima viagem à Ásia, prevista para acontecer entre 21 a 28 de maio e durante e que incluirá ainda uma passagem pelo Vietnã. Segundo a Casa Branca, o presidente americano irá a Hiroshima junto com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, com o objetivo de destacar “o seu contínuo compromisso com a busca pela paz e segurança em um mundo sem ameaças nucleares”.

Leia também

Retórica de Trump faz Japão temer por futuro de aliança com EUA

Continua após a publicidade

Japão recorda em Hiroshima 70 anos do primeiro bombardeio nuclear

A Casa Branca descarta a possibilidade de Obama pedir desculpas pela bomba nuclear e pelas mais de 200.000 mortes causadas pelo ataque de 1945. Os rumores sobre uma possível retratação por parte dos americanos já havia sido negado pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, que foi a Hiroshima no mês passado.

(Com Reuters)

Publicidade