Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama fala a empresários em Havana

O evento contou com a presença de representantes das empresas Airbnb e PayPal

Na tarde dessa segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama falou a empresários e empreendedores americanos e cubanos em uma cerimônia em Havana. O evento contou com a presença do fundador do Airbnb, Brian Chesky, e o executivo-chefe do PayPal, Daniel Schulman.

Em seu pronunciamento, Obama falou das mudanças recentes adotadas pelo governo cubano. Sem usar as palavras comunismo ou socialismo, o presidente americano observou que por anos os cubanos não eram autorizados a possuir seus próprios negócios e que seu trabalho era usado para enriquecer outras pessoas, mas que isso mudou.

Leia mais:

Raúl Castro pede fim do embargo e se irrita com pergunta sobre presos políticos

Uma foto histórica: O presidente americano e Che Guevara juntos

Pesquisa aponta que maioria dos americanos apoia fim do embargo a Cuba

Obama também mencionou a crescente presença de empresas americanas no país e o quanto elas estão ajudando os negócios locais. Citou como exemplo a empresa de serviços de hospedagem Airbnb, que anunciou no domingo a ampliação de sua licença, para alugar acomodações em Cuba para turistas de todo o mundo.

Entre os líderes empresariais e empreendedores que viajaram a Cuba para o evento também estão o chef de cozinha espanhol José Andrés e o diretor administrativo e assessor-geral rede hoteleira Starwood, Kenneth S.Siegel. A rede Starwood assinou nesse sábado o primeiro acordo para operar dois hotéis em Havana.

Também participou do encontro o cubano-americano Saul Berenthal, cofundador da Cleber, a primeira empresa americana a conseguir licença do Departamento do Tesouro para se instalar em Cuba para montar uma fábrica de tratores na zona Especial de Desenvolvimento do Mariel, projeto do governo da ilha para captar investimento estrangeiro.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League