Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nova Zelândia decide em votação manter bandeira atual

De nada bastou todo o barulho e publicidades feitas para a Nova Zelândia escolher uma nova bandeira. A população decidiu em uma votação conservar sua bandeira atual. A Comissão Eleitoral informou em comunicado que a consulta popular, que começou em 3 de março, conseguiu 56,6% de apoios à insígnia atual, contra os 43,2% para a nova proposta. Mais de 2,1 milhões de neozelandeses, 67,3% dos aptos a votar, participaram do referendo.

O primeiro-ministro neozelandês, John Key, promoveu o longo processo de consulta para a mudança de bandeira, que custou 17,4 milhões de dólares, e que começou há alguns meses. Em sua opinião, e na dos que apoiam a mudança, a atual bandeira se confunde com a da Austrália e representa o passado colonial do arquipélago.

Leia mais:

Escolha da nova bandeira da Nova Zelândia entra na reta final

Nova Zelândia vai mudar sua bandeira. Confira as candidatas

A atual bandeira neozelandesa é de cor azul, tem em seu canto superior esquerdo a “Union Flag” da Grã-Bretanha, que combina os cruzamentos dos padrões de Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte. Além disso, tem quatro estrelas vermelhas com bordas brancas que representam o Cruzeiro do Sul. A bandeira é o símbolo nacional desde 1902. Ela competia, na votação, com um desenho selecionado entre mais de 10.000 propostas do público.

Os defensores da manutenção do status quo apontaram que o desenho novo não era inspirador o bastante ou ainda que a mudança seria apenas uma tentativa de John Key de deixar um legado em seu mandato. O custo do processo de consulta para a mudança das bandeiras também afastou alguns apoiadores.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League