Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nancy Reagan, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, morre aos 94 anos

Casada com o ex-presidente americano Ronald Reagan, morto em 2004, ela foi primeira-dama entre 1981 e 1989

A ex-primeira-dama americana Nancy Reagan, morreu neste domingo, aos 94 anos, devido a uma falência cardíaca. Ela foi casada durante 52 anos com Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos entre 1981 e 1989, falecido em 2004.

Nascida na cidade de Nova York em 6 de julho de 1921, Nancy Reagan, cujo nome de solteira era Anne Frances Robbins, Nancy atuou em diversos filmes de Hollywood durante as décadas de 40 e 50. Durante a presidência de seu marido, a primeira-dama se dedicou ativamente à luta contra a dependência à droga e ao álcool – ela foi a autora da frase “Just Say No” (Apenas diga não, em português), que foi usada em campanhas ao longo da década de 80.

Em outubro de 1987, Nancy foi diagnosticada com câncer de mama e submetida a uma mastectomia. Ela discutiu abertamente o assunto para encorajar outras mulheres a realizar exames de mamografia todos os anos.

Em 2001, sete anos depois de seu marido anunciar ter sido diagnosticado com Alzheimer, Nancy rompeu com o então presidente George W. Bush e passou a apoiar pesquisas com células-tronco, tornando-se uma ativa defensora da pesquisa para a cura daquela doença.

Considerada uma das mulheres mais influentes na história dos Estados Unidos, Nancy morreu em sua casa, em Los Angeles, será enterrada em Simi Valley, na Califórnia, ao lado de seu marido.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League