Clique e assine com 88% de desconto

Muçulmano, prefeito de Londres critica visão de Trump sobre islamismo: “Ignorante”

Magnata sugeriu que Sadiq Khan pode ser exceção à sua proposta de banir a entrada de muçulmanos nos EUA

Por Da Redação - 10 maio 2016, 11h39

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, chamou de “ignorante” a visão sobre o islamismo de Donald Trump, pré-candidato republicano à Casa Branca. O magnata, que durante sua campanha propôs proibir mulçumanos estraneiros de entrarem nos Estados Unidos, disse nesta segunda-feira, ao The New York Times, que Khan poderia ser uma exceção ao plano.

Ao ser questionado sobre o assunto, Khan, que na sexta-feira se tornou o primeiro prefeito mulçumano de Londres, disse que esse assunto não diz respeito apenas a ele. “É sobre meus amigos, minha família e todos que vêm de uma origem similar à minha, seja quem for no mundo”, afirmou. Em comunicado, o britânico ainda afirmou que a visão “ignorante” de Trump sobre o islamismo pode tornar os Estados Unidos e também o Reino Unido menos seguros, com o risco de isolar muçulmanos pelo mundo e lançá-los sobre a influência dos extremistas.

Leia também:

Trump diz não precisar de unidade do Partido Republicano para se eleger

Continua após a publicidade

Trump diz que “ama hispânicos” nas redes sociais

Como Trump desafiou as previsões da campanha presidencial dos EUA

Nascido em Londres filho de imigrantes paquistaneses, Khan foi eleito na semana passada por larga margem, após uma campanha na qual seu rival conservador Zac Goldsmith acusá-lo de ter plataformas comuns com extremistas islâmicos. Ex-advogado de direitos humanos e parlamentar do Partido Trabalhista, Khan acusou Goldsmith de tentar assustar e dividir os eleitores em uma cidade multicultural de 8,6 milhões de habitantes, mais de 1 milhão deles muçulmanos.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade