Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre aos 91 anos Ramón Castro, o irmão mais velho de Fidel e Raúl

Ramón Castro Ruz, o irmão mais velho dos ditadores Fidel e Raúl Castro, morreu nesta terça-feira em Havana aos 91 anos de idade, informou a imprensa oficial nesta quarta. O falecimento de Ramón Castro aconteceu na manhã de terça, segundo informação divulgada no noticiário da televisão estatal e no site do jornal Granma. A causa da morte não foi revelada.

Seu corpo foi incinerado e suas cinzas serão transferidas a Birán, o local de nascimento dos Castro na província de Holguín. Nascido em 14 de outubro de 1924, Ramón Castro esteve preso no ano de 1953 durante a ditadura de Fulgencio Batista e posteriormente cooperou com a guerrilha liderada por seu irmão Fidel e o Movimento 26 de Julho e organizou uma das redes de provisões que abasteciam os rebeldes.

Leia também

Casa Branca confirma que Obama se reunirá com dissidentes em Cuba

Obama visitará Cuba em 21 e 22 de março

EUA autorizam até 110 voos regulares diários para Cuba

Após o triunfo da revolução, desempenhou diversas atividades no setor agropecuário, fundamentalmente na lavoura de cana de açúcar e na criação de gado e chegou a ser diretor em alguns cargos do governo e assessor dos ministros da Agricultura e do Açúcar.

O irmão de Fidel e Raúl recebeu do governo cubano “diferentes reconhecimentos e ostentava o título de Herói do Trabalho da República de Cuba”, segundo a nota oficial. Ramón Castro era o mais velho dos filhos do casal formado pelo espanhol Ángel Castro e a cubana Lina Ruz, pais também de Angelita (falecida em 2012), Fidel, Juanita, Emma, Raúl e Agostiniana. Fidel e Raúl ainda não se pronunciaram sobre a morte do irmão.

(Com agência EFE)

Member of The Internet Defense League