Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mianmar elege Htin Kyaw, 1º presidente civil em 50 anos

Kyaw é o primeiro presidente eleito democraticamente no país após mais de meio século de regime militar direto ou indireto

O intelectual Htin Kyaw foi escolhido pelo Parlamento de Mianmar nesta terça-feira para ser o novo presidente do país. Ele será o primeiro civil a assumir o cargo em cinco décadas e deve impulsionar esperadas reformas dentro do país.

A indicação configura um momento histórico, que leva ao governo o partido da veterana opositora e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi. Aos 70 anos, Htin Kyaw forma há anos parte do círculo próximo de Suu Kyi e deve assumir o cargo em 1º de abril, para se converter no primeiro presidente de Mianmar eleito democraticamente após mais de meio século de regime militar direto ou indireto.

Leia também:

Novo Parlamento de Mianmar toma posse, dominado pelo partido de Suu Kyi

Eleições legislativas terminam em Mianmar em clima de aparente calma

Mianmar: Partido governista reconhece derrota e Suu Kyi caminha para vitória

Ele representará Suu Kyi no governo, já que ela não pode concorrer ao cargo, pois a legislação do país proíbe que alguém que teve filhos com estrangeiros assuma a presidência – Suu Kyi tem dois filhos britânicos. Kyaw foi escolhido, como era esperado, com 360 dos 652 votos, vencendo nomes como Henry Van Thio e Myint Shwe, o último proposto por militares. Os perdedores atuarão como vices.

Histórico – O último pleito na nação antes de novembro, quando a LND conquistou a maioria do Parlamento, ocorreu em 1990 e a coalizão saiu vencedora com 59% dos votos — o que dava 81% dos assentos no Parlamento. Porém, dias antes das eleições, Suu Kyi, que seria eleita primeira-ministra, foi presa e encaminhada para a prisão domiciliar, onde cumpriu sua “pena” por 15 anos. Em 2010, ela foi libertada diante de uma grande pressão internacional — especialmente das Nações Unidas (ONU) e dos Estados Unidos — e assumiu seu primeiro cargo político pós-detenção em 2012, quando se tornou deputada.

(Da redação)

Member of The Internet Defense League